HISTÓRIA

CONHECENDO A VILA DE CÊTE
MOSTEIRO E IGREJA DE SÃO PEDRO DE CETE

 

O mosteiro de São Pedro de Cete localizado na freguesia de Cete, está classificado como Monumento Nacional desde 1910 e faz parte da Rota do Românico.

 

Foi fundado no Séc IX e dedicado a São Pedro (Monasterio Sancti Petri de Ceti) ocupada por monges beneditinos. Em finais do século XIII a igreja sofreu uma grande remodelação, incluindo alteração no tamanho da nave, reconstrução da capela-mor e alteração da fachada do edifício; O actual claustro, a torre e outros elementos do conjunto, são consequência desses restauros.

 

Lendas e curiosidades

 

Apesar de o interior corresponder à espacialidade própria do gótico, o Mosteiro de São Pedro de Cête evidencia o aproveitamento que foi efetuado das primeiras fiadas da nave, de características românicas, bem como do portal sul de acesso ao claustro.

   

O Mosteiro assume particular relevância na região, pelo facto de, ao termos uma datação muito concreta das obras realizadas, servir de comparação relativamente aos restantes monumentos. De facto, Cête é o monumento-chave no processo de datação do românico tardio da região.

 

Mosteiro de Cete
CAPELA DA NOSSA SENHORA DO VALE

 

A Ermida de Nossa Senhora do Vale situa-se no Lugar da Nossa Senhora do Vale e integra na Rota do Românico do Vale do Sousa.

 

Monumento de interesse público desde 1950 encontra-se ao serviço da comunidade desde então. Neste lugar de culto realizam-se Eucaristias e festividades anuais.

 

Lendas e curiosidades

 

Subsistem vestígios de pintura mural na parede testeira da cabeceira, evidenciando a grande qualidade da oficina autoral, principalmente devido à bidimensionalidade da figuração e ao desenho dos rostos dos anjos, comparáveis, segundo Luís Urbano Afonso, ao trabalho do pintor Arnaus. Este, que possui trabalhos conhecidos na região, poderá ter sido o responsável pelas pinturas murais da Ermida, muito provavelmente executadas entre 1530 e 1540.

  

As virtudes milagreiras da Senhora do Vale estão bem patentes em dois ex-votos do século XVIII expostos no interior do edifício. O mais antigo relata um milagre ocorrido em 1747, quando um emigrante português no Brasil terá sido salvo de um cerco, ocorrido entre as sete da manhã e as quatro da tarde, por parte de um grupo de indígenas, num sertão do Paraná, graças à intervenção da Senhora do Vale.

  

O mais recente, datado de 1796, dá conta de uma tempestade que se abateu sobre a embarcação onde viajava para o Brasil Custódio Coelho Ferraz Moreira. Este, natural de Cête, é salvo do naufrágio por obra e graça da Virgem do Vale que, após o pedido de patrocínio, fez chegar ao náufrago um fragmento do mastro, no qual navegou durante três horas, até ser encontrado pelo piloto da barra do Porto da Figueira.

 

Endereço:

Rua de Fontielas, 2
4580-321 CETE

 

junta.cete@sapo.pt
Tel./ Fax: 255 753 172

Junta de Freguesia de Cête

© 2018 

Todos os Direitos Reservados

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
capela sra do vale.jpg